CARTEIRA DE CLIENTES:
Patrimônio da empresa ou do representante comercial?
Quando o assunto é carteira clientes existe um embate entre empresa e vendedor para a seguinte questão: De quem é a carteira de clientes? Afinal, o vendedor pode "levar" o cliente embora quando se desliga da empresa?
A frase "O pedido garante a venda, o atendimento garante o cliente" consegue responder esta pergunta para nós.
Sempre destacamos a importância de um cliente para empresa, sendo ele, aliado ao seu capital humano, o bem mais precioso que a organização poderia ter, porém nenhuma relação cliente-empresa se sustenta sem pessoas, as pessoas envolvidas tanto no relacionamento quanto nas negociações.
Por isso, a resposta da pergunta "de quem é a carteira de clientes?" é sem dúvida, de ambos (empresa e representante).
Pra provar essa afirmação, vamos destacar 3 pontos:
1 - A empresa fornece todas as condições para o que relacionamento com o cliente exista, provendo produto, serviço, e representante;
2 - O vendedor-representante garante a que este cliente seja mantido na carteira de cliente, através do seu atendimento e assistência;
3 - Quem decide de quem comprar é o cliente, portanto empresa e representante são responsáveis pela carteira, até as decisões de compra ou não.
Sendo assim, empresa e representante devem estar alinhados quanto ao domínio dessa carteira, e ambos acompanharem este cliente, aqui vai uma dica para que o relacionamento seja melhor possível e este cliente seja fidelizado tanto por empresa, quanto por representante.
EMPRESA: Capacite seus representantes para o melhor atendimento técnico e de relacionamento possível, possua uma ferramenta de CRM que centralize as informações de contatos e negociações e acompanhe esses dados para garantir que o cliente seja seu, isso assegura as informações dos seus clientes na base de dados da empresa e mantém o relacionamento mesmo quando algum representante se desligue.
REPRESENTANTE: Garanta relacionamento de pré e pós venda de qualidade, valorize seu cliente para que ele volte a comprar de você, independente da empresa que esteja inserido.
Assim, empresa e representante garantem o bom atendimento, e este é um "acordo" para que ambas as partes se beneficiem através da sua eficiência.